"BEM VINDOS !"

sábado, 5 de janeiro de 2013

"FREI HANS STAPEL: UMA VIDA DE DOAÇÃO E MISSÃO"


Obs: Imagem extraída do site:
pspbelojardim.blogspot.com.br


“FREI HANS STAPEL: UMA VIDA DE DOAÇÃO E MISSÃO”


Frei Hans Stapel completou no dia 30 de dezembro de 2012 seus 67 anos… Quem diria que o menino gêmeo, nascido na extrema pobreza do pós-segunda grande guerra, se tornaria uma autoridade no assunto de dependência química e uma referência na Igreja do Brasil?

Posso tranquilamente descrever alguns aspectos de sua personalidade, para que tenhamos mais consciência de quem é esse homem. Não se trata de “jogar confete”, mas sim de "reconhecimento" de quem ele é para aproveitarmos mais sua presença entre nós.

Desde criança sempre teve uma inclinação para aliviar o sofrimento alheio. Como jovem se engajava em ações humanitárias, como na guerra do Biafra nos anos 60. Já adulto nos anos 70, encontrou sua vocação religiosa justamente com um carisma que tem como prioridade servir os mais pobres: a Ordem dos Frades Menores Franciscanos.

Como sacerdote e pároco, pregando na Paróquia da Glória (Guaratinguetá, interior de São Paulo no Brasil) o que vivia, reuniu em torno a si um grupo de pessoas das mais diversas vocações, entre eles, os futuros fundadores da Fazenda da Esperança, que aprenderam com Frei Hans a meditar e a viver o Evangelho cotidianamente e frequentemente colocarem em comum as experiências vividas dessa forma.

Eu tive a ventura de poder conhecer Frei Hans pessoalmente e viver debaixo do mesmo teto que ele por muitos anos. Pude ver que capacidade tem este homem de provocar nos outros o que têm de melhor, de ajudá-los a descobrir sua vocação e sobretudo, de convencê-los que o que há de melhor é colocar o Evangelho em prática como o caminho para ser feliz como ele é feliz.

Tem algo bem característico desse homem. É a capacidade que ele tem de convencer o outro a viver a generosidade a pôr a mão no bolso e ajudar concretamente com dinheiro em algum projeto onde haja necessidade de ajuda financeira. E sou testemunha ocular de que tudo realmente nunca ficou com ele, mais foi parar na Casa de Apoio Sol Nascente (para enfermos de AIDS em estado terminal), ou para a África, ou para alguma Fazenda da Esperança em apuros.

Autêntico franciscano tem uma liberdade de se mover em qualquer ambiente com suas sandálias ou de promover a venda dos produtos de babosa pela TV, por acreditar que de forma natural as pessoas podem adquirir saúde.

Filho de Chiara Lubich, por onde passa, une as pessoas e reconcilia grupos e opostos, pois acredita na unidade. Nunca me esqueço, do que ouvi de sua boca, logo depois de ter chegado de uma conversa muito difícil entre dois grupos. Ele disse para eu nunca esquecer: "Que nossa vocação: era passar entre todos construindo pontes, levando a unidade e a presença de Jesus no Meio".

Fundador de um novo carisma, Frei Hans trouxe à Igreja e ao mundo uma obra que quer ser "esperança" lá onde o desespero tomou conta, como a famílias com seus filhos viciados, através de algo simples: "viver o Evangelho". Hoje são mais de 600 aqueles que o seguem como consagrados na Família da Esperança. Mas pessoas que o admiram e o ouvem, fica até difícil dizer, pois sua influência chega lá onde a gente nem imagina, a começar pelos benfeitores (mais de 40 mil no Brasil e em outros países!) que mensalmente contribuem com as obras começadas por ele.

Bom, pode ser que você tenha também uma experiência pessoal com ele e de alguma maneira queira manifestar seu agradecimento. Pode mandar diretamente pra ele através do e-mail secretaria@fazenda.org.br manifestando-lhe seu carinho. Pedimos a Deus que ele viva ainda muitos anos entre nós!

Que continuemos juntos através da vivência do carisma da esperança!



Autor deste artigo: Pe. César Santos
Obs: Informações retiradas do artigo intitulado: "67 anos de vida" do blog do Pe. César, postagem do dia 21.12.2012 do site: 
http://fazenda.org.br/pecesar/?p=451


Obs: Para conhecer mais sobre a Obra: "Fazenda da Esperança" que Frei Hans Stapel desenvolve recuperando as pessoas envolvidas com as drogas, acesse o site:
www.fazenda.org.br