"UMA FAMÍLIA CHAMADA ESPERANÇA" (IRACI DA SILVA LEITE)
O CARISMA DA ESPERANÇA é um dom de Deus para a humanidade. O que marcou a história desse carisma desde o início foi a vivência do Evangelho. Quando o Frei Hans Stapel chegou à nossa paróquia, em Guaratinguetá (SP), ele nos propôs viver as palavras do Evangelho de forma radical. Isso nos fez descobrir aquelas palavras como algo realmente novo. Não se tratavam mais de palavras ditas há séculos, mas de algo que tinha valor atual e dava sentido às nossas vidas.
Assim, quando nosso pequeno grupo na paróquia começou a pôr em prática o que diz o evangelho, vimos acontecer algo novo, extraordinário. De fato, quando vivemos a Palavra - porque é Palavra de Deus - muitas coisas acontecem. Como consequência, essa experiência garante à nossa vida um sentido, uma meta. E Jesus, cujas palavras decidimos seguir, nunca nos decepciona. Assim é na Fazenda da Esperança: colocadas em prática e pela graça de Deus, as palavras do Evangelho geram verdadeiros milagres na recuperação de pessoas que sofrem com a dependência química.
Essa nossa experiência, no entanto,foi (e é) marcada por uma atitude de amor gratuito, desinteressado. Assim como o amor evangélico, que é a base do carisma da Esperança, entrou na nossa paróquia, graças à vida da Palavra, esse mesmo amor penetrou na vida de quem se aproximou da família da Fazenda. Inicialmente na paróquia, nos lançamos a amar em particular aqueles que, naquele primeiro momento, mais precisavam: crianças, grávidas, doentes, pobres. Até que certo dia Nelson Giovanelle "foi até a esquina" e encontrou Jesus naqueles primeiros dependentes químicos que precisavam ser acolhidos. A partir daquele momento, o carisma da Esperança - mesmo que ainda nós mesmos não tivéssemos consciência disso - deu seu primeiro passo para ir além da nossa paróquia.
Quando da primeira confirmação oficial do carisma, a Igreja constatou que a expressão "FAMÍLIA DA ESPERANÇA" era bastante adequada para expressar a vida do Evangelho que buscávamos construir, porque continha duas realidades que dizem muito sobre a nossa experiência: a esperança e a família. De fato, quanto mais vivemos a Palavra de Deus, quanto mais somos família e cultivamos a esperança, mais esse carisma transforma a vida daqueles que dele se aproxima. É uma luz para todos!
Entre as Palavras do Evangelho, há uma que a nós, na Fazenda da Esperança, foi especialmente confiada: "Tudo que fizestes ao menor dos meus irmãos , a mim o fizeste" (Mateus 25,40). Nesse sentido, o outro, quem quer que seja e qualquer que seja a circunstância em que o encontramos, é sempre Jesus. Isso nos ajuda a acolher a pessoa, a recomeçar nos nossos relacionamentos. Da mesma forma, diante de nossas fraquezas, devemos lembrar que também nós somos Jesus e devemos aprender a nos perdoar.
A vivência desse carisma, enfim, atrai diversas pessoas, porque elas constatam que há algo de novo e especial. Trata-se simplesmente de Deus, da sua presença entre aqueles que pertencem a essa Família da Esperança. Isso porque, na família em que existe amor gerado pela encarnação das palavras do Evangelho, Deus está presente. Essa é sempre a nossa esperança.
Autora deste artigo: Iraci da Silva Leite
Obs: Este artigo foi extraído da Revista: Cidade Nova - Fraternidade em Revista, exemplar 630, ano LX, Nº 10, outubro de 2018.
Site da Revista Cidade Nova: www.cidadenova.org.br