"BEM VINDOS !"

terça-feira, 24 de julho de 2018

"VIVER A PALAVRA É MERGULHAR NO ESPÍRITO DE DEUS" (FREI HANS STAPEL)


"VIVER A PALAVRA É MERGULHAR NO ESPÍRITO DE DEUS" (FREI HANS STAPEL)

O QUE SIGNIFICA VIVER A PALAVRA DE DEUS? É preciso compreender bem isso, já que da vida da Palavra depende a nossa santificação. Lembro-me que ainda jovem, quando morava na Alemanha, fui para o seminário fazer o ensino médio, antes dos estudos de filosofia e teologia. Ali, esperava encontrar um lugar onde todos fossem santos. Porém, me decepcionei, porque a santidade era algo distante daquela realidade. Entrei em crise, uma crise profunda. Isso me levou a criticar tudo e todos.

Eu tinha aulas de religião, ministradas por um sacerdote, que era também o reitor do seminário. Diante de cada tema apresentado, eu levantava a mão e contava algumas experiências negativas, que o contradiziam. Ele buscava me responder,  mas o clima ficava sempre tenso. Certo dia, chamou-me e disse que se voltasse a "abrir a boca" na sua aula, eu seria mandado embora do seminário. E isso só fez aprofundar a minha crise.

Para minha sorte, vivia naquele seminário um padre - cujo nome também era Hans - que tinha conhecido o Movimento dos Focolares. Esse sacerdote percebeu minha crise. Então, certo dia, ele me chamou e disse: "Nas férias, preciso ir para Berlim. Tenho um encontro. Você não poderia me ajudar, dirigindo o carro?". Eu aceitei o convite.

Quando chegamos a Berlim, o padre Hans me levou à casa de uma família, onde eu ficaria hospedado. Era uma família normal. Mas o pai daquela família disse que eles tinham o costume de se reunir à noite e me convidou. Nesse encontro, todos - das crianças aos pais - começaram a contar como tinham vivido a Palavra naquele dia. Eram experiências muito concretas. Eu não sei o que aconteceu naquela noite, mas uma luz, uma graça e uma felicidade entraram no meu coração. Eu entendi, de uma forma esplêndida, o significado da Palavra de Deus.

Perguntei àquela família: "Eu posso viver assim?". "Sim!" me responderam. E juntos escolhemos uma Palavra para vivermos no dia seguinte. E comecei bem cedo. Lembro-me de tudo o que fiz naquele dia: cada momento era motivo de alegria. À noite, voltamos a nos encontrar. Eu não esperei ninguém falar: fui o primeiro! Meu coração estava tão cheio que eu precisava contar como eu tinha vivido! E, assim, os dias se seguiram extraordinários!

Diante daquilo tudo, entendi que precisava tomar uma decisão na minha vida. De volta ao seminário, propus ao padre Hans nos encontrarmos diariamente para contarmos nossas experiências. Ele topou. Olhando para trás, vejo esse período como uma escola. Tinha entrado na Escola do Evangelho. Descobrir que o Evangelho  não é apenas um livro, é a própria Palavra de Deus!

Não existe, pois, algo mais efetivo em nossa vida do que a Palavra de Deus vivida. A Palavra é um sacramento, é o próprio Deus, tem o mesmo valor da Eucaristia. Também na vivência da Palavra comungamos Deus. Por meio dessa experiência - desde que verdadeira e radical - Ele nos ilumina, fortalece e orienta. Afinal, Jesus nos garantiu: "A quem me ama, eu me manifestarei" (João 14,21). Portanto só é possível viver no espírito de Deus, se amamos, se colocamos em prática as Suas Palavras.

 Autor deste artigo: Frei Hans Stapel
Obs: o autor é sacerdote franciscano e cofundador da Fazenda da Esperança, uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos, atuante em 128 unidades espalhadas por 19 países de todo o mundo.

Obs: Este artigo foi extraído da Revista Cidade Nova - Fraternidade em Revista, exemplar 625, ano: LX, nº: 5, mês: maio de 2018. Site da Revista Cidade Nova: www.cidadenova.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário